sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CUIDADOS BÁSICOS PARA TER UM PC SEGURO NA INTERNET

Olá, hoje vou dar algumas dicas de como manter seu computador seguro contra pragas digitais, vírus, invasões ou algo parecido.

Hoje em dia a internet anda cada vez mais rápida e os hackers cada vez mais maliciosos, devemos ficar bastante atentos a segurança de nossas informações, o que a principio não parece importante, mais pode ser muita mais do que você pensa.

Antes de tudo, você deve ter um bom antivírus instalado em seu sistema, recomendo o Avast, que é um bom antivírus eficiente e gratuito (Clique aqui para baixar o Avast), mas não basta ter um antivírus instalado seja ele qual for, primeiramente ele deve estar sempre atualizado, por que a cada dia são lançados novos vírus na internet e seu antivírus deve sempre estar atualizado para combater estas pragas eficientemente, você deve scanear seu sistema pelo menos uma vez por semana.

Você deve instalar também um anti- spyware.

O que é spyware?

Spyware é um tipo de vírus espião que rouba ou revela informações importantes a hackers, este tipo de vírus é bem difícil de ser percebido por que ele não se manifesta, ele apenas captura informações como texto, imagens entre outros. Para evitar este tipo de praga deve-se instalar um anti-spyware poderoso, que segue a mesma regra do antivírus, deve sempre mantê-lo atualizado e scanear o sistema pelo menos uma vez por semana, dependendo do nível de navegação na internet uma revisão diária é recomendada. Recomendo o SpyBot (clique aqui para baixar o spy-bot), ele não só escaneia seu sistema, mas também tem uma função residente que impede que novos spywares o invadam, sem falar que é gratuito.

– Principais vilões da segurança no seu PC:

Torrents, MSN, Facebook e etc. Estes são alguns dos principais vilões da segurança no seu computador, mas, também sei que é quase impossível ter um computador e não usar estes programas, então o que se deve fazer é tomar muito cuidado.

– Aplicativos Torrents: Verifique sempre a configuração de portas e de rede, mantenha sempre todas as portas possíveis fechadas e não compartilhe seu disco rígido na rede, é importante sempre manter o firewall do Windows ativado, além de manter antivírus e anti-spyares atualizados.

–  MSN e Facebook: Primeiro de tudo nunca clique em links suspeitos, tipo: “Clique aqui para ver tal coisa” ou com figuras pornográficas ou algo parecido, na maioria das vezes isso são vírus, chamados de CAVALO DE TROIA, uma armadilha para que você sem saber instale um SPYWARE em PC.
– Conclusão: Nunca fique sem antivírus, mantenha-o sempre atualizado, faça uma revisão pelo menos semanal em seu sistema, nunca clique em links suspeitos, antes de clicar se certifique de que foi realmente seu amigo(a) que enviou aquele link. Tomando esses pequenos cuidados básicos e bastante importantes você irá minimizar o risco de você ser hackiado ou ter suas informações roubadas ou expostas.

Espero ter ajudado,

Michel Mesquita. (Especialista em Informática)