sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CUIDADOS BÁSICOS NA HORA DE COMPRAR UM COMPUTADOR

Olá, hoje vou dar algumas dicas do que avaliar na hora de comprar um computador.

Primeiramente você deve saber em que tipo de aplicação você vai utilizar o equipamento, se for para uma aplicação doméstica ou de escritório como digitação de texto ou navegação na internet pode ser um computador básico, mas se for para aplicações mais avançadas como jogos ele deve ter uma configuração mais potente, uma boa placa de vídeo e uma boa fonte, já se você pretende usar a devida máquina para uma aplicação profissional como edição de imagens e de vídeo, ou mesmo para ser usada como servidor, a mesma irá exigir também uma configuração profissional.

Bom, depois de já saber em que você vai utilizar a sua máquina deve-se fazer o orçamento de uma configuração adequada para sua aplicação, visando sempre o melhor custo benefício é claro, e vários pontos devem ser levados em consideração como: Quantidade de energia consumida, temperatura atingida, potência adequada para sua aplicação e também é muito importante a qualidade das peças visando uma maior durabilidade do seu equipamento.

Hoje comprar um computador está muito mais fácil e barato, mas em compensação está muito mais fácil uma pessoa leiga ser enganada por pessoas de má fé ou até mesmo por vendedores sem instrução adequada, que não possuem a menor idéia do que estão vendendo, por que a única coisa que importa para eles é vender. Por conta disso eu não aconselho que você compre computadores em lojas de eletro doméstico ou em supermercados, pois, a maioria desses computadores é “maquiado”, ou seja, as lojas ou montadoras que vendem essas máquinas compram as peças mais baratas do mercado muitas vezes sem qualidade alguma e montam as máquinas com um gabinete bonito e um monitor lindo, vendendo a preço de “banana”, como diz o ditado “Esmola demais o santo deve desconfiar”. Isso é uma isca perfeita para enganar as pessoas que não entendem nada de informática o que infelizmente é a grande maioria.

Faço manutenção de computadores a um bom tempo e maioria das máquinas dos meus clientes são máquinas desse tipo, adquiridas nesse tipo de loja, muitas vezes elas não funcionam nem o tempo da garantia que geralmente é de um ano. Quando for comprar um computador escolha uma loja de informática ou contrate um profissional da área para orientá-lo, não se deixe enganar pela aparência ou conversa de vendedor, saiba o que está comprando.

A melhor opção é contratar um profissional para montar uma máquina personalizada de acordo com a sua necessidade, utilizando peças de qualidade. ” Às vezes o barato sai muito mais caro no final das contas”!

Muito Atenciosamente,

Michel Mesquita. (Especialista em Informática)