sexta-feira, 24 de novembro de 2017

COMO IDENTIFICAR UM PEN DRIVE FALSIFICADO? APRENDA AGORA MESMO!

O surgimento dos pen Drives sem duvida facilitou e muito a vida de todos.

Lembra quando precisávamos ficar de um lado para o outro com um CD regravável, ou algo parecido quando era necessário transportar um arquivo?

Isso não existe mais por que está cada vez mais comum entre os usuários de qualquer nível o uso de Pen Drives.

Mas, como tudo que fica popular geralmente é pirateado, isso tem acontecido muito com os Pen Drives ultimamente, cópias perfeitas de dispositivos de várias marcas vem sendo vendidos em todos os tipos de lojas e nas ruas. Já cheguei a ver casos de clientes que compraram Pen Drives falsificados até mesmo em grandes lojas! Que por motivos éticos, não vem ao caso divulgar qual seria.

Bom, depois de presenciar isso, resolvi desenvolver esse artigo.

Vamos ao que interessa:

1- Primeiramente procure não comprar produtos sem nota fiscal ou no mínimo um recibo, porque caso o produto apresente algum problema você poderá provar que comprou aquele determinado produto, naquela determinada loja, lembrando que as lojas só são obrigadas a trocar o produto em até 72h. (3 dias).

2- Desconfie de valores muito baixos! Estive fazendo uma pesquisa e percebi que os Pen Drives falsificados chegam a custar metade do preço de Pen Drives originais, exatamente por serem falsificados. Por exemplo: Um Pen Drive original Kingston de 4GB custa uma média de 35, 00, 8GB uma média de 45,00 e 16GB uma média de 60,00. Valores muito abaixo dessas especificações devem ser avaliados com cautela.

3- Verifique o Pen Drive atentamente, as marcas mais falsificadas geralmente são Kingston, Corsair e SanDisk, por serem os melhores geralmente são os mais copiados.

4- Uma boa dica é verificar o numero de serie do produto na embalagem, pegue de duas a três peças do produto e compare os números de serie, eles nunca são iguais, use o mesmo critério de verificação de uma nota de dinheiro, se o número for igual ao de outra peça é falso! Uma cópia fiel. Isso se aplica a qualquer produto eletrônico ou não.

5- E agora a prova final. Faça uma verificação técnica, ao conectar o Pen Drive em seu PC pela primeira vez ele será reconhecido pelo sistema, exibindo uma mensagem indicadora próximo ao relógio digital do Windows. Caso seja um Pen Drive Kingston original ele deve exibir a referencia: Kingston Data Traveler 2.0 USB Device. Se for um Pen Drive falsificado ele vai exibir: GENERIC USB DISK DEVICE USB Device.

6- Verifique o Exemplo abaixo:

>>PROPRIEDADES DE UM PEN DRIVE FALSIFICADO:


>>PROPRIEDADES DE UM PEN DRIVE ORIGINAL:


7- Para verificar as propriedades do seu Pen Drive clique no ícone de remoção de dispositivo seguro ao lado do relógio digital do Windows, clique duas vezes seguidas e depois clique em parar, uma janela com a referencia do Pen Drive será exibida, verifique se ele é original ou falso segundo o exemplo a cima.

Espero ter sido útil a todos.

Se você gostou desse artigo deixe um comentário.

Curta nossa página no facebook: www.facebook.com/mictecinformatica

Até a próxima.

Michel G. Mesquita.